A superintendente da Primeira Infância de Belém, Flávia Marçal, cumpre, até a próxima semana, extensa agenda em São Paulo (SP), onde, entre outras atividades, representa o prefeito de Belém, Igor Normando, noEncontro Anual Educação Já 2025, evento tradicional na agenda educacional no Brasil, promovido pelo Todos Pela Educação. O encontro, que ocorre durante toda esta quinta-feira (13), aborda o balanço do Ministério da Educação (MEC) dos últimos dois anos, as perspectivas até 2026, a liderança política na educação e boas práticas. Além de lideranças políticas, gestores, representantes da sociedade civil e jornalistas brasileiros, participamespecialistas internacionais nas áreas de Educação e Mudanças Climáticas; Ciência da Implementação em Educação; Base Nacional Comum Curricular e Inteligência Artificial.
Políticas para a Primeira Infância
Flávia explica que, durante a agenda, vai sereunir com a ONG Todos pela Educação, com o objetivo de estabelecer uma parceria para a elaboração do planejamento estratégico, a implementação, a avaliação e monitoramento de políticas públicas voltadas para a primeira infância, especialmente no campo educacional, em Belém. “É importante destacar que o Todos pela Educação, juntamente com outras entidades, foi responsável pela elaboração do relatório do Grupo de Trabalho Primeira Infância (GTPI), entregue ao governo federal, que resultou na instituição do Comitê Interministerial sobre o tema, vinculado à presidência da República, para o qual a nossa Superintendência teve a oportunidade de contribuir, como representante da região Norte. E agora, a gente avança nessa parceria, em nome do prefeito Igor Normando, paraestreitar esses laços e essa colaboração técnica”, ressaltou.
De acordo com a superintendente, a Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec) já tem umaparceria com o Todos pela Educação, que está contribuindo com a reestruturação técnica e administrativada pasta, o que também deve ocorrer com a temática da primeira infância. “Nosso objetivo é caminhar em favor do tema da educação, tanto que o prefeito Igor Normando determinou que eu e o secretário de educação, Patrick Trajan, estivéssemos aqui também, representando o município e a pauta da primeira infância. Isso mostra o que a prefeitura de Belém está antenada e acompanhando os temas de maior relevância para a sociedade brasileira”, completou.
Flávia Marçal participou, ainda em São Paulo, de uma reunião com a Fundação Abrinq, reconhecida pelo trabalho relacionado às questões que envolvem os direitos da infância e da adolescência. “Com a Abrinq, nós tratamos sobre o tema do levantamento técnico de diagnóstico de dados estatísticos sobre a situação de crianças e de adolescentes na nossa cidade. Infelizmente, o município de Belém ainda amarga indicadores não positivos em relação à primeira infância, por isso que nós estamos com esse foco mais voltado para a área e a ideia é que a gente possa, com essa parceria inclusive,buscar financiamentos para projetos específicos. A Fundação Abrinq tem projetos específicos, em que eles fazem o acompanhamento dos municípios e cooperações técnicas para a elaboração de projetos voltados para essa área. Então esse foi o principal ponto de parceria”, concluiu ela, que ainda terá reuniões para discutir parcerias com o Instituto Alana e com a rede Urban95.