
Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos servidores estaduais, fortalecer a cultura de respeito e promover ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), em parceria com a Corregedoria Geral da Administração (CGA), realizou o Ciclo de Palestras de Prevenção e Conscientização na Superintendência Regional de Educação (SRE) de Pimenta Bueno.
A iniciativa, realizada entre os dias 15 e 19 de junho, faz parte de um plano piloto que busca levar orientação aos servidores sobre a Lei Complementar nº 68/1992 , que estabelece direitos, deveres e responsabilidades dos servidores públicos estaduais, além de abordar temas relacionados à prevenção e ao combate ao assédio moral, assédio sexual e importunação sexual no ambiente institucional. Nesta primeira etapa, mais de 700 servidores da rede estadual de ensino participaram das atividades, envolvendo profissionais dos municípios de Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, São Felipe d’Oeste, Parecis, além dos distritos de Novo Paraíso e Querência do Norte.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, ações de orientação e valorização dos servidores contribuem para o fortalecimento de uma administração pública ainda mais eficiente e humanizada. “Investir na informação e na conscientização dos servidores é investir em um serviço público cada vez mais preparado, respeitoso e comprometido com a população. Quando fortalecemos o conhecimento sobre direitos, deveres e boas práticas, construímos ambientes melhores para todos”, destacou.
A ação é coordenada pela Corregedoria Geral da Administração, sob a liderança do corregedor-geral, Claudinei Bernardo, e contou com palestras ministradas por servidores da própria corregedoria: o advogado Adson Kleber dos Santos Muniz, defensor dativo da CGA, além de Wania Aparecida Leôncio e Ramon de Souza, presidentes de comissão.

Durante as palestras, foram discutidos temas como ética no serviço público, integridade, relações profissionais, combate a práticas abusivas e a importância da prevenção de situações que possam comprometer a dignidade dos servidores. Também foram abordados assuntos como etarismo, preconceito racial e intolerância religiosa.
Segundo o corregedor-geral da Administração, Claudinei Bernardo, a informação é uma das principais ferramentas para prevenir conflitos e garantir que os servidores conheçam seus direitos e responsabilidades. “O servidor informado sobre seus direitos e deveres tem mais segurança para exercer sua função e também compreende melhor os limites e responsabilidades dentro da Administração Pública. A prevenção começa pelo conhecimento”, afirmou.
O superintendente estadual de Gestão de Pessoas, José Maria Gisbert Bezerra, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso do governo de Rondônia com a valorização dos profissionais que atuam no serviço público. “Temos trabalhado para promover ações que contribuam para o desenvolvimento dos servidores. Levar informação, diálogo e orientação aos locais de trabalho fortalece uma cultura institucional baseada no respeito, na legalidade e na valorização das pessoas”, pontuou.
A realização contou com o apoio da Superintendência Regional de Educação de Pimenta Bueno, sob a gestão da superintendente Eliane Cristina Faria, que contribuiu para a mobilização dos profissionais e organização das atividades. Além dos servidores da educação, o projeto também busca ampliar o alcance para outros órgãos da Administração Pública Estadual. A expectativa é que novas unidades sejam contempladas, levando conhecimento e fortalecendo a construção de ambientes institucionais mais éticos, seguros e alinhados aos princípios da administração pública.
A iniciativa reforça que a prevenção, o diálogo e a conscientização são caminhos essenciais para combater condutas inadequadas e promover relações de trabalho baseadas no respeito, na dignidade e na responsabilidade.
Fonte
Texto: Marina Espíndola
Fotos: Superintendência da Educação de Pimenta Bueno
Secom - Governo de Rondônia
Mín. 23° Máx. 31°